Nunca é tarde demais para viver a maior aventura da nossa vida
A Mais Pura Verdade é o primeiro livro de Dan Gemeinhart que incita, pouco a pouco, um turbilhão de emoções. Quando olhei para a capa, a primeira coisa que me chamou a atenção foi uma parte do pequeno review assinado por Holly Goldberg Sloan: vai fazer você querer abraçar bem forte o protagonista.
É a mais pura verdade! Em apenas 6 capítulos da amostra cedida pela editora Novo Conceito, dá vontade de pegar o protagonista nos braços e protegê-lo.
A história gira em torno de Mark, uma criança que tem uma doença grave. Dentre suas coisas favoritas estão o cachorro Beau, a melhor amiga Jessie, a máquina fotográfica e a adoração em escrever poemas no estilo haicai. O enredo não demora a entregar o que virá a ser uma grande aventura: o personagem larga tudo, sem olhar para trás e nem avisar os pais, para escalar sua montanha favorita, a Monte Rainer. Claro, na companhia do fiel Beau.
A atitude logo soa como uma fuga e os pais não demoram a acionar a polícia. Porém, Mark sai na frente e consegue sair do radar e fica a pergunta: até quando essa tramoia durará?
Embora tenha doses de suspense e de drama, A Mais Pura Verdade não deixa de ser uma aventura que se norteia pelo desejo que todo mundo deve ter tido uma vez na vida: fugir de casa. Especialmente para contornar algum problema. No caso deste livro, a atitude tem um gostinho a mais, o de provação. Mark quer chegar até o topo da montanha não por um ato de desobediência ou por revolta, mas para mostrar que ainda é capaz de viver sua vida. Que ainda é capaz de ir longe para ter uma vida plena independente do seu diagnóstico.
Sabiamente, Gemeinhart omite pontos-chave da trama, o que acarreta certo peso emocional. Não sabemos logo de cara o que Mark tem. A informação é dada em migalhas. Essa comichão de saber qual é o real problema do protagonista me fez virar as páginas enlouquecidamente – e ainda fiquei meio que no vácuo. Mesmo assim, fiquei tensa e preocupada. Você o vê capotar nos apuros que a vida lhe coloca no caminho e que uma criança nunca está preparada para enfrentar. Sem contar os desconfortos físicos. Esse suspense instiga, pois o coração fica pequeno e os olhos em alarde, temendo o que pode acontecer em seguida com Mark e Beau.
Narrado em primeira pessoa, Mark agrada até mesmo quando lança suas puras verdades – que são afirmações honestas de uma criança que tenta a todo custo ser forte. Ele é cativante e nos segura em cada passo do trajeto. Não tem como não temer também, e muito, pela saúde que começa a desorientá-lo. Essa sensação, por mais atormentadora que seja, foi o que me fez salivar por mais dessa história.
A Mais Pura Verdade será lançado no dia 23 de março pela editora Novo Conceito. Já digo logo que vale muito a pena abrir um espaço na prateleira. Facilmente, virará xodó! Não foi muito difícil para mim saber que estava na companhia de uma história pra lá de especial.
“A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.”
Conheça o Autor: Dan Gemeinhart
Sigam a Novo Conceito para acompanhar as novidades.